Please reload

Publicações recentes

3ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas

05/11/2018

1/3
Please reload

Destaque

02 de setembro - Dia do Repórter Fotográfico

02/09/2015

 

O repórter fotográfico tem a função de transmitir o registro fiel de uma situação através das lentes de sua câmera. As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, e até mesmo registrando sentimentos.


A credibilidade de uma notícia narrada por um jornalista está na qualidade dos argumentos usados para reportar ao fato. Durante os primeiros séculos da imprensa, os acontecimentos eram narrados apenas com as palavras do repórter que investigou o assunto.

 
No ano de 1880 o jornal Daily Herald, de Nova Iorque, inovou colocando a primeira imagem a circular em um jornal, muito mais do que simplesmente comprovar o fato o veículo queria chamar a atenção do leitor. A partir daí a fotografia adquiriu uma grande importância nas matérias jornalísticas, tanto para complementar a ideia do texto quanto para comprovar a veracidade dos fatos. 


Nasce uma profissão: Repórter Fotográfico, que tem o seu dia comemorado em 02 de setembro. Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. 


A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.

 

FONTE: www.brasilescola.com

Please reload

Siga a ARFOC/AL
  • Facebook Basic Square

© Todos os direitos reservados à Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas, ARFOC-AL. Criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Flickr Social Icon